sábado, 11 de outubro de 2014

Séries da minha vida: Dexter


Dexter (2006-2013)


Quando esta série surgiu, a sinopse era bastante simples: um assassino que mata outros assassinos quando a justiça não funciona e deixa-os sair impunes. 

Para quem se pergunta: “como é que alguém pode gostar de um serial killer???” a resposta está na ponta da língua: então há como não gostar de um homem que lida bem com crianças, é bom marido (vá, se não levarmos em conta as vezes em que ele desaparecia sem dar sinal de vida), bom irmão e ainda salva o mundo dos maus?

Dexter Morgan, um analista forense, com todos os meios ao seu dispor, acaba fazendo justiça com as próprias mãos. E como ele consegue sair leve, livre e solto? Fácil! Ele apaga todas as provas antes que a polícia chegue ao local do crime (quando chega). Normalmente o seu método de actuação é injectar um tranquilizante na “vítima”, levá-la para um local coberto de plástico do chão ao tecto (nada de deixar impressões digitais!) e cortá-la aos bocadinhos. Finalmente, o corpo será jogado em alto mar.

Durante as 8 temporadas desta série pudemos ver o evoluir de um psicopata. No começo, Dexter fingia a suas emoções de modo a esconder o trauma vivido quando era criança. Ele casa, tem um filho e a sua relação com a irmã não podia ser melhor. Mas conforme as temporadas mudam, esta personagem também sofre grandes alterações. Dexter passa a “sentir”. Sentir medo de perder quem ama (sim, ele acaba por gostar das pessoas de verdade), sentir medo de ser apanhado pelo que faz, e principalmente o medo de desiludir os que lhe são queridos.

Muitos diziam que a série perdeu o folego e a originalidade a partir da 4ª temporada mas não concordo. É certo que a 6ª e 7ª temporadas poderiam ser melhores, mas o que me deixou realmente incomodada foi o final. Esperava-se algo mais impactante de um serial killer que aprendemos a gostar e não aquele finalzinho murcho.


De qualquer forma, Dexter será sempre uma das minhas séries preferidas de todos os tempos. Parabéns Michael C. Hall!

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!