domingo, 18 de janeiro de 2015

Enemy (2013)




Título em Português: O Homem Duplicado
Realizador: Denis Villeneuve
Argumento: Javier Gullón
Atores: Jake Gyllenhaal
Mélanie Laurent
Sarah Gadon
Isabella Rossellini
Duração: 90 minutos.
Ano: 2013
Género: Mistério



Sinopse: Um professor tem a sua vida virada do avesso quando descobre que existe um homem igualzinho a si. 

Este filme é baseado no livro de Saramago “O Homem Duplicado”. Confesso que não li o livro e por isso não posso dizer se é fiel ao original mas aqui vai a minha opinião em relação ao filme:

O filme começa com um professor de história chamado Adam Bell, a dar a sua aula. Durante uma pausa, conversa com um colega que sugere-lhe um filme engraçado. O professor decide ir a um clube de vídeo (quem faz isso hoje em dia?), aluga o filme e quando menos espera, repara que um ator é um sósia seu. Intrigado com esta descoberta, o docente decide fazer uma investigação. Afinal, que pessoa é esta? Que vida tem? O que faz? E acima de tudo, será que estão relacionados? 

Quando Adam e Anthony (o ator) se encontram, o mistério não acaba. Ambos são iguais fisicamente mas com vidas completamente diferentes. Adam é professor, tem uma vida monótona (e repetitiva) e uma namorada que aparece lá em casa todas as noites. Anthony é ator, casado e a mulher está gravida de seis meses. 

Conforme o filme desenvolve-se, podemos ver que a mente perturbada de Adam é um beco sem saída e esta frase retirada do livro não poderia fazer mais sentido: "O caos é uma ordem por decifrar." 

Gostei: Jake Gyllenhaal é fantástico ao viver as duas personagens.

Não gostei: Filme demasiado confuso durante a maior parte do tempo mas com a sensação de alívio no final ao pensar: ah então era isto… 

P.S. Fiquei com vontade de ler o livro!

Pontuação: 6.5/10

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!