quinta-feira, 23 de abril de 2015

Take Shelter




Título em Português: Procurem Abrigo
Realizador: Jeff Nichols
Argumento: Jeff Nichols
Atores: Michael Shannon, 
Jessica Chastain, 
Shea Whigham
Duração: 121 minutos.
Ano: 2011
Género: Drama
Classificação: M/12



Sinopse: Curtis (Michael Shannon) é um pai de família que começa a ter visões apocalípticas. Como medo do que estará para vir, ele constrói um abrigo no quintal para proteger a sua família.

A minha antipatia pelo Michael Shannon vem dos tempos do “Bug”. Como gosto de dar uma segunda oportunidade aos meus ódios de estimação, decidi oferecer-me em sacrifício durante 121 minutos na esperança de mudar a minha opinião. Não resultou. Decididamente este actor tem queda por personagens malucas. Nada a fazer em relação a isso.

Curtis é um pai e marido dedicado. O seu colega Dewart acha que ele tem uma boa vida. Afinal de contas, tem uma bela mulher, um filho fofo e a situação financeira não é das piores. Aparentemente tudo parece correr às mil maravilhas.

Os problemas começam quando Curtis começa a ter pesadelos sucessivos. Dormir torna-se um martírio e ele começa a perder noção da realidade. Com medo de ter os mesmos distúrbios mentais que a mãe também tem, ele decide procurar um psiquiatra antes que seja tarde demais. O médico receita-lhe uns calmantes e em princípio tudo ficará bem. Claro que isso não acontece e quando Curtis desata a ter visões apocalípticas, entra em desespero.

De forma a poder salvar a família, Curtis endivida-se para construir um abrigo no quintal. A mulher limita-se a assistir a tudo sem poder fazer nada e não tem mais a certeza na sanidade mental do marido.

Gostei: A ideia do filme até seria interessante. Passamos o tempo todo a tentar descobrir se o homem está realmente maluco ou não.

Não gostei: Aquele final duvidoso estragou tudo.



Pontuação: 6.5/10