sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

The Phantom of the Opera

Titulo em Português: O Fantasma da Ópera
Dirigido por: Joel Schumacher
Escrito por: Andrew Lloyd Webber
Actores: Gerard Butler
Emmy Rossum
Patrick Wilson
Duração: 143 minutos
Ano: 2004
Género: Musical/Drama

Este deve ser um dos filmes mais vistos em todo o mundo e a sua história (bem como a musica) ficará para sempre na memória de quem vê esta obra de arte.
A história é simples: uma rapariga órfã ganha o papel principal na ópera quando a cantora tem mais um dos seus ataques de vedeta e recusa-se a cantar. Christine é logo posta á prova e todos ficam fascinados com a sua voz, mas ela tem um segredo! É ajudada por um fantasma que ela acredita ter sido trazido pelo seu pai pois essa foi a sua promessa antes de falecer.
O fantasma exerce um poderoso fascínio na jovem que por sua vez está apaixonada pelo grande patrocinador da companhia desde a infância. É claro que o nosso ser misterioso (e bom comó milho) não vê a relação com bons olhos e faz de tudo para que Christine vá com ele para o mundo das “trevas”.


Existiram poucos filmes que me fizeram ficar de boca aberta e este foi um deles. Os cenários são fabulosos e por isso foram nomeados para os Óscares.
Quanto ás representações, são boas mas o destaque vai mesmo para Gerard Butler que consegue ir de génio a louco com a maior das facilidades. Sim, a voz que ouvem quando ele canta é mesmo dele!
Emmy Rossum fica como eu: de boca aberta durante todo o filme. Pudera! Eu no lugar dela faria o mesmo lol. Confesso que não achei a interpretação dela nada de fenomenal mas em compensação a voz é fantástica e custa a acreditar que é mesmo dela! Só tinha 18 anos na altura em que o filme foi feito.
Patrick Wilson também representa muito bem o seu papel e a voz é bastante agradável de se ouvir.

Curiosidades:

Apesar de no filme nunca se ter pronunciado o nome do fantasma, no livro original ele chama-se Erik.

Para as audições, os actores usaram roupas como no filme num estúdio especialmente concebido para esse efeito.

Andrew Lloyd Webber insistiu para que todos os actores cantassem de verdade no filme.


Pontuação para este filme:

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!