segunda-feira, 22 de maio de 2006

Match Point

Titulo em Português: Match Point - Ponto Final
Dirigido e escrito por: Woody Allen
Actores:
Jonathan Rhys Meyers
Scarlett Johansson
Emily Mortimer
Duração: 126 longos e intermináveis minutos.
Ano: 2005
Site Oficial: Match Point


O filme foi-me aconselhado por duas pessoas porque segundo elas, era um dos melhores (senão mesmo o melhor) de Woody Allen. Eu fiquei de pé atrás porque este realizador é conhecido por fazer películas de morrer de tédio, mas mesmo assim, agarrei no meu walkman (caso fosse chato como costuma ser) e sai para ver essa novidade.
Conta a historia de um ex-jogador de ténis e actual professor, que tem a sorte de casar com uma menina rica e obtém todos os lucros dessa união: bom emprego, boa situação financeira e claro, a adoração da familia da noiva (coisa importantíssima para as familias tradicionais inglesas).
O problema é que esse jovem chamado Chris conhece uma bela americana (Nola), curiosamente namorada do futuro cunhado e sente-se imediatamente atraido por ela (e vice-versa). Ele casa com Chloe (a menina rica) mas nunca lhe sai da cabeça a tal americana.
Um tempo depois, voltam a encontrar-se por acaso e aí inicia-se o romance. Tudo corre bem até a altura em que ela engravida, pondo em risco tudo o que ele conseguiu conquistar. Entre o tesão sentido por aquela mulher e o perigo de ficar sem nada do que tem, acaba tomando a decisão que acha conveniente.
Obviamente não conto o final do filme mas discordo absolutamente da forma como tudo se desenrola.
Desde o começo ao fim, trata-se de golpes de sorte: por ter encontrado a familia certa, por ter ido para a cama com a mulher que desejava e por ter escapado impune dos crimes que comenteu.

Por isso deixo as seguintes perguntas:
Até que ponto a sorte influencia a nossa vida?
Será que os fins justificam os meios?
Vale a pena por tudo em causa por uma paixão carnal?

Pontuação para este filme:

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!