sábado, 8 de setembro de 2007

The Beautiful Country

Titulo em Português: O País da Esperança
Dirigido por: Hans Petter Moland
Escrito por: Sabina Murray e Lingard Jervey
Actores: Damien Nguyen
Ling Bai
Nick Nolte
Tim Roth
Duração: 125 minutos
Ano: 2004
Site Oficial: Beautiful Country
Género: Drama

Este é um filme sobre luta. Luta pelos sonhos, luta por um mundo melhor e em ultima instancia, luta para descobrir as origens e tentar encontrar um sítio onde o ser humano sinta-se inserido.

Um rapaz abandonado pelos pais fica ao cuidado de familiares numa remota aldeia do Vietname. Sentindo-se sempre inadaptado por ser considerado “bui dói” (menos que pó), decide que é altura de conhecer a mãe e parte para o que vai ser o começo da sua aventura inesquecível. Ao chegar á cidade, encontra a mãe trabalhando numa casa de ricos e após as saudações iniciais, vai para a casa dela onde ajuda a tratar do irmãozinho mais novo. O desastre acontece quando Binh vai trabalhar juntamente com a mãe e por um infortúnio do destino, a dona da casa escorrega e tem morte instantânea. Para não ser acusado de assassinato, Binh foge com o seu irmão e tenta embarcar rumo á América onde poderá estar são e salvo. A viagem não corre bem e todos acabam sendo apanhados e colocados numa espécie de campo de refugiados onde o jovem aventureiro acaba por encontrar o seu grande amor, uma chinesa que vendo o corpo aos militares em troca de dinheiro para fugir. Algum tempo depois, os três conseguem seguir viagem para a terra das oportunidades mas a tarefa não é tão fácil como parece…

Curiosidades:

Damien Nguyen é mesmo Vietnamita e a história da sua vida assemelha-se em muito á da sua personagem. Na vida real, os pais dele viajaram num pequeno barco e conseguiram chegar ás Filipinas onde ficaram por alguns dias sendo depois enviados para os Estados Unidos.

Bui Dói segundo o filme é o nome dado a todas as crianças que são gerados de mãe vietnamita e pai americano. Na verdade este termo é dado a todas as crianças que vivem nas ruas.

Ling Bai participou no filme O Corvo onde fazia de irmã/amante de Top Dollar a personagem de Michael Wincott

Pontuação para este filme:

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!