segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Goya's Ghosts

Titulo em Português: Os Fantasmas de Goya
Dirigido por: Milos Forman
Escrito por: Milos Forman e Jean-Claude Carrière
Actores: Javier Bardem
Natalie Portman
Stellan Skarsgård
Duração: 113 minutos
Ano: 2006
Género: Drama
Site Oficial: Goya's Ghosts

Francisco Goya é um pintor controverso: por um lado trabalha com a mais alta nobreza e membros da igreja católica como o padre Lorenzo, mas por outro, usa impressos para denunciar os escândalos da própria igreja.
Goya como todos os pintores, tem uma musa inspiradora: a jovem Inês Bilbatua, filha de um mercador rico. A sua beleza inspira-o nas mais diversas obras: tanto no tecto da capela, como nos quadros mais simples. Porém a vida da jovem sofre uma drástica reviravolta ao ser presa pela inquisição e acusada de judia. Apesar de todos os esforços para tentar salvar a sua filha, Tomas Bilbatua nada pode fazer além de tentar provar que qualquer pessoa sob ameaça de morte, é capaz de confessar qualquer coisa. Goya de pés e mãos atadas, pois não é bem visto aos olhos do clero, tenta pedir ao amigo Lorenzo que interceda pela jovem mas ele faz exactamente o oposto.
Quinze anos depois, Napoleão ataca Espanha e depõe o rei vigente arrastando consigo a inquisição para as profundezas do abismo. Todos os presos são libertados, incluindo Inês que é apenas uma sombra do que costumava ser. Imediatamente procura o pintor e faz uma revelação: durante o tempo em que esteve presa, teve uma filha de Lorenzo e precisa encontra-la. Claro que o ex-padre e actual amigo de Napoleão não vê com bons olhos tal revelação pois agora é um homem casado e respeitado e faz de tudo para eliminar qualquer mancha do seu passado.


É um filme incrivelmente triste vivido numa era negra onde qualquer pessoa podia ser acusada de heresia e condenada à morte, ou pior que isso, ficar presa até morrer. Como sempre, Natalie Portman tem um desempenho fantástico vivendo duas personagens: Inês e depois a sua filha Alicia. De realçar a maquilhagem que transforma a bela Inês numa mulher idosa e praticamente irreconhecível.
Javier Bardem e Stellan Skarsgård são também brilhantes nos seus papéis.


Pontuação para este filme:

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!