sábado, 8 de março de 2008

Quills

Titulo em Português: Quills – As Penas do Desejo
Dirigido por: Philip Kaufman
Escrito por: Doug Wright
Actores: Geoffrey Rush
Kate Winslet
Joaquin Phoenix
Michael Caine
Duração: 124 minutos
Ano: 2000
Género: Drama/Romance

Um filme estranho sobre uma pessoa estranha. Esta deve ser a frase mais correcta para classificar esta película.
Marquês de Sade (Geoffrey Rush) está preso num manicómio devido ao seu arrojado modo de escrever romances (tendo em conta a época em questão). Mesmo proibido de voltar a por a pena em acção, o marquês consegue fazer com que os seus livros sejam publicados graças á ajuda da sua fã incondicional, Madeleine (Kate Winslet), uma jovem lavadeira daquela instituição. O problema surge quando a sua mais recente obra chamada “Justine” chega às mãos do rei, que logo decide por termo a tamanha insolência, enviando para Charenton um reputado doutor que usa meios bem mais violentos dos que o abade (Joaquin Phoenix) para regenerar os pecadores.
Talvez por influência do livro ou meramente pelo facto de ser apenas humano, o abade vê-se envolto num emaranhado de sentimentos e desejos capazes de levá-lo também à loucura.

O filme mostra a genialidade e loucura de um homem que luta para derrubar barreiras numa altura em que tudo era escondido por trás de quatro paredes. Como tudo na vida, o preço a pagar pela liberdade de expressão é demasiado alto mas alguns arriscam-se apesar de tudo…

É quase desnecessário por em nota de rodapé as excelentes interpretações dos actores profissionais. De realçar é a boa interpretação das restantes personagens residentes no manicómio que segundo o IMDB padeciam mesmo de alguns problemas psicológicos.


Pontuação para este filme:

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!