quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Attila, The Hun

Titulo em Português: Átila, o Huno
Dirigido por: Dick Lowry
Escrito por: Robert Cochran
Actores: Gerard Butler
Powers Boothe
Simmone Mackinnon
Duração: 177 minutos
Ano: 2001
Género: Acção/Aventura

Atila é o filme de um dos mais poderosos e temidos guerreiros conquistadores que já existiu e foi brilhantemente interpretado por Gerard Butler.
A historia começa quando Atila ainda criança, perde a sua família num súbito ataque de uma tribo rival. Após passar algum tempo sozinho na floresta, é recolhido por seu tio e torna-se um amigo fiel. Os anos passam, as batalhas sucedem-se e ele torna-se o melhor dos hunos tomando o lugar do seu tio depois da sua morte (não sem antes lutar contra o seu irmão para decidir qual seria o líder).



No filme existem 3 fases principais:
O crescimento de Atila até á sua juventude; o confronto com o sue irmão para escolher o próximo chefe dos hunos e finalmente a morte da sua mulher com nascimento do seu filho. Este ultimo é o momento chave do filme porque marca a mudança do homem apaixonado por uma mulher, para o guerreiro feroz que não teme a meios para atingir os fins, (com varias mulheres e outros tantos filhos).
Temos também a oportunidade de ver o Atila nómada fascinado com Roma e as suas tentativas de criar um pequeno império com tudo o que tem direito no local onde vive, influenciado por Flavius Aetius numa relação de admiração e amizade.

Pela Positiva: A interpretação de Gerard Butler e de Powers Boothe.
A beleza da paisagem.
As quase três horas de filme que passam num instante.

Pela Negativa: Nunca ter aparecido o filho primogénito mesmo sabendo da sua importância para o desenrolar da historia.
A primeira e a ultima mulher terem sido interpretadas pela mesma actriz (apesar de eu achar que eram pessoas diferentes).


Curiosidades: Atila, o Huno foi uma série feita para a televisão e depois lançada em dvd.

Pontuação para este filme:

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!