terça-feira, 30 de janeiro de 2007

The Illusionist

Titulo em Português: O Ilusionista
Dirigido por: Neil Burger
Escrito por: Neil Burger
Actores: Edward Norton
Rufus Sewell
Jessica Biel
Paul Giamatti
Duração: 110 minutos.
Ano: 2006
Site oficial: The Illusionist

O ilusionista é um filme interessante de ver com muito mistério e vários truques de magia. Desde o começo até ao surpreendente final, Eisenheim (o ilusionista), transporta os telespectadores para um mundo onde tudo é possível.
A história é de um jovem mágico Edward, filho de um carpinteiro que apaixona-se por uma donzela da corte chamada Sophie. Como seria de esperar, tal união desagrada á família real e o jovem é forçado a afastar-se da sua amada sob pena de ir para a prisão juntamente com a família.
Edward viaja por vários países mostrando os seus truques cada vez mais aperfeiçoados, ganhando fama, prestígio e um novo nome: Eisenheim. Quando finalmente regressa á terra natal Viena, o teatro fica repleto de curiosos, sendo que um deles é o príncipe Leopoldo acompanhado da sua infeliz noiva Sophie. Como é normal para qualquer magico que se preze, é sempre necessário um membro do público (escolhido aleatoriamente) para participar no espectáculo. Visto que ninguém se candidata por medo, o príncipe decide oferecer a sua noiva para o “sacrifício” e os olhares entre Sophie e Edward voltam a cruzar-se depois de tanto tempo.
Leopordo não gosta de ser passado para trás e ordena que sigam todos os passos da princesa antevendo que a sua subida ao trono não seria tão fácil como parecia. Ela encontra-se com o ilusionista e os dois combinam a fuga inevitável. Ao saber desses planos, o príncipe revolta-se e assassina a princesa. É ai que o inspector da polícia sente-se encurralado porque terá de acusar o inocente magico de assassinato caso não queira ver o seu posto tomado por outro.
Eisenhien desolado, muda radicalmente os truques e em vez de bolas a mexer lentamente, laranjeiras crescendo através de uma simples semente e todos aqueles truques de cartas básicos, decide “chamar os mortos” até si como forma de por o publico a suspeitar de quem realmente teria assassinado Sophie.
O final do filme foi sem dúvida inesperado e incrivelmente inteligente.

De realçar a interpretação do Rufus Sewell, o príncipe ambicioso e também a de Paul Giamatti (o mesmo actor de Lady in the Water) desta vez com um desempenho á altura do seu talento.

Pontuação para este filme:

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!