sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Flesh + Blood

Titulo em Português: Amor e Sangue
Dirigido por: Paul Verhoeven
Escrito por: Paul Verhoeven
Actores: Rutger Hauer
Jennifer Jason Leigh
Tom Burlinson
Duração: 126 minutos.
Ano: 1985

Este filme não é fácil de contar e muito menos de ver.
A história começa quando Dom Arnolfini vê o seu castelo sendo invadido por soldados e para terminar com isso, chama um capitão juntamente com os seus soldados para lutarem e em troca têm permissão de saquear a cidade por um dia. Como seria de prever, logo que o Rei tem o seu castelo de volta, esquece-se do prometido e suborna o capitão para que os seus soldados vão embora. Um desses soldados, Martin, tenta revoltar-se mas pouco ou nada podem fazer visto a oposição ter armas mais eficazes.
Do outro lado, num lindo passeio pelo campo, está a princesa Agnes com a sua ama e respectivos acompanhantes. Uma das cenas hilariantes é quando e donzela pede á empregada para mostrar como se faz sexo e lá vai ela toda entusiasmada para trás de um arbusto com o seu namorado. Na hora em que tudo estava a correr ás mil maravilhas Agnes cansa-se da cena e pede que parem. Escusado será dizer que os dois apaixonados não acham muita piada á cena e só com palmadas desgrudam-se.
Enquanto isso, Dom Arnolfini conduz o filho Steven num encontro “inesperado” com a jovem princesa e os dois trocam juras de amor logo no primeiro encontro.
Tudo corre bem até que as carroças cruzam-se com um grupo de “padres”, nada mais nada menos que Martin e companhia decidindo vingar-se da promessa não cumprida. Sem saberem, junto com ouro e roupas caras, vai também Agnes que esconde-se com medo.
O ponto crucial de viragem do filme é quando Celine, namorada de Martin dá á luz um filho morto e enquanto abrem uma cova para enterra-lo, encontram uma estatua que o capelão do bando reconhece logo com sendo de são Martinho pois tinha uma espada que segundo reza a lenda, serviu para compartilhar as suas vestes com um mendigo. É essa estátua que guia-os para um castelo semi-abandonado que será onde o resto da história vai desenrolar-se.
Agnes é encontrada pelos soldados assim que chegam a sitio seguro e violada por Martin que durante o resto da história surge como seu protector contra os restantes companheiros.
Mas a historia não acaba aqui e o jovem Steven tenta desesperadamente encontrar a sua amada, usando todos os meios disponíveis.
No fim é difícil saber de que lado a princesa está porque apesar de jurar amor eterno ao príncipe, fica também dividida pela dependência que Martin provoca.

Pontuação para este filme:

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!