sábado, 14 de abril de 2007

The Passion of the Christ

Titulo em Português: A Paixão de Cristo
Dirigido por: Mel Gibson
Escrito por: Mel Gibson e Benedict Fitzgerald
Actores: Jim Caviezel
Maia Morgenstern
Mónica Bellucci
Duração: 127 minutos.
Ano: 2004
Site Oficial: The Passion

Quando ouvi e li as criticas sobre este filme, achei que fossem exageradas devido ao homem em questão. Para variar, tenho de concordar que existiam cenas violentas demais e só é possível assistir a tanto horror se metermos na cabeça que é só um filme.
Jim Caviezel interpreta bem a personagem e digo até que é um dos Jesus mais simpáticos que houve. Enquanto ele está sendo torturado pelos soldados, relembra momentos passados desde a infância ao presente. São esses momentos que tornam suportáveis ver o filme porque há a presença de um Jesus simpático, alegre (mais do que qualquer outro que eu tenha visto), e como não poderia deixar de ser… um fantástico orador.
Tenho que discordar com as criticas quando falam da interpretação de Maia Morgenstern. Ela estava demasiadamente contida para quem estava vendo o filho ser crucificado e maltratado. Digamos que não me convenceu como mãe de Jesus.
Por outro lado Maria Madalena (Mónica Bellucci), pode fazer jus á famosa frase chorar “como uma madalena arrependida”, pois pouco faltava para arrancar os cabelos.
O diabo que volta e meia aparecia tinha realmente um ar diabólico do tipo “sou uma cobra e quando menos esperares vou atacar”. Curiosamente é interpretado por uma mulher. Será que o realizador quer dizer que todas as mulheres são o diabo em pessoa?
Desengane-se quem pensa que vai ver os famosos milagres ou todas aquelas cenas fantásticas como a multiplicação dos peixes ou a ressurreição dos mortos. O filme não é uma típica história de Jesus e nota-se que esse não era o objectivo de Mel Gibson.
Quanto ás acusações de anti-semitismo de que tanto se falou, não têm muita razão de ser porque em outros filmes sobre a vida de Jesus sempre apareceu uma multidão em polvorosa pedindo que Barrabás fosse “salvo”.

Pontuação para este filme:

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!