terça-feira, 27 de janeiro de 2009

The House of the Spirits



Título em Português: A Casa dos Espíritos
Realizado por: Bille August
Escrito por: Bille August
Actores: Meryl Streep
Glenn Close
Jeremy Irons
Winona Ryder
Antonio Banderas
Duração: 140 minutos
Ano: 1993
Género: Drama


Esteban (Jeremy Irons) é um homem pobre que um dia consegue enriquecer graças ao seu trabalho nas minas de ouro, tendo assim oportunidade para casar com a jovem Rosa. Porém, a jovem morre acidentalmente devido á ingestão de veneno que era destinada ao seu pai. Com o desgosto, a irmã mais nova (que tem poderes sobrenaturais e previu a morte de alguém na família) decide fazer voto de silêncio. Ao saber da notícia, Esteban parte para uma fazenda onde após alguns anos consegue enriquecer. Alguns anos depois recebe um telegrama dos pais de Rosa dizendo que têm uma filha em idade para casar. Quando ele encontra a jovem Clara, fica logo fascinado com a sua beleza e casam. Para junto deles vai a irmã de Esteban, Ferula que apesar da relutância inicial com este casamento, depressa torna-se a melhor amiga da cunhada.
Desse casamento nasce Blanca. A jovem apaixona-se por um revolucionário e apesar da intransigência do pai, matem o relacionamento em segredo.
Anos mais tarde surge a revolução e os militares tomam posse mandando torturar quem se opusesse às suas ordens. Blanca é imediatamente presa e torturada para que revele o esconderijo do seu amor mas mantém-se firme. É só nessa altura que Esteban, o velho conservador percebe que há coisas mais importantes que a posição social e riqueza.

O filme é baseado na obra homónima de Isabel Allende e difere em muito da obra original, tanto que o nome do filme não chega a fazer sentido porque apenas aparece um espírito por breves segundos (o de Ferula avisando a Clara que morreu).

Algumas cenas foram filmadas em Portugal.

Pontuação para este filme:

4 comentários:

  1. Olá Ana!
    Vimos o filme na época da sua estreia e como era dirigido por Bille August, cineasta sueco que tinhamos descoberto ao ver a película "Pelle O Conquistador", entrámos na sala em busca de uma obra-prima, os nossos desejos acabaram por sair frustrados e depois ao lermos o livro de Isabel Allende, percebemos que as opções do cineasta não foram as melhores, segundo a nossa opinião.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderEliminar
  2. Querida Ana S.:
    Li esta obra de Isabel Allende e como sempre o filme fica muito aquém do esperado.
    (Lê o livro ;))
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Para mim este filme foi uma autêntica desilusão. No entanto, já não o vejo há algum tempo, pode ser que tenha mudado de ideia... Boa lembrança!

    ResponderEliminar
  4. “The House of the Spirits”, “ A Casa dos Espíritos” filme de 1993, diridido por Billie August, é uma dos mais belos livros da escritora chilena Isabel Allende adaptado para o cinema. Narra a história de três gerações de amores e desilusões na família Trueba e tem como pano de fundo os conflitos políticos que abalaram o Chile culminando com o golpe militar que estabeleceu a ditadura de Augusto Pinochet.
    Um dos filmes mais bonistos que ja vi.

    ResponderEliminar

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!