terça-feira, 5 de agosto de 2008

North Country

Titulo em Português: North Country – Terra Fria
Dirigido por: Niki Caro
Escrito por: Michael Seitzman
Actores: Charlize Theron
Sean Bean
Woody Harrelson
Duração: 126 minutos
Ano: 2005
Género: Drama
Site Oficial: North Country


Este filme, é baseado numa história verídica que aconteceu na América à alguns anos atrás e foi apenas o começo do que hoje em dia se tornou a luta pelos direitos da mulher (no trabalho).
Josie (Charlize Theron) é uma mãe solteira com dois filhos menores, e ao fugir de onde era alvo de violência doméstica, vê-se “obrigada” a voltar para casa dos pais onde não é muito bem acolhida. O pai detesta-a por ter sido mãe solteira (coisa que na altura provocava a vergonha da família) e quando ela decide trabalhar nas minas, as coisas ficam piores.
Sabendo da dificuldade que é trabalhar lá, Josie encara o desafio de frente mas não estava a contar que o verdadeiro problema seria lutar contra tudo e contra todos para que ela e todas as mulheres fossem tratadas com o devido respeito.
Ao interpor um processo em tribunal contra a companhia mineira, todo o seu passado é explorado e apesar da imagem denegrida que tem, não desiste da luta.



O filme não é fácil de se ver pois os abusos a mulheres (não só física como verbalmente) são de revoltar qualquer ser humano decente. Algumas cenas são revoltantes e não aconselháveis a pessoas mais sensíveis.
Eram escusados os flashbacks para explicar tudo o que estava acontecendo em tribunal. Claro que isto é só a minha opinião que prefiro histórias com passado e presente no devido lugar.


Pontuação para este filme: 6.5/10

4 comentários:

  1. Querida Ana S.:
    Um filme para se ver pela temática, pela tua classificação e porque é com Charlize.
    Gosto de flash back nos filmes...
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez Charlize Theron demonstra saber escolher os filmes que interpreta, optaando sempre por registos diferentes e saindo deles sempre em alta, como sucede neste filme.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderEliminar
  3. Nunca tive oportunidade de ver este filme, mas pelo que li, parece que vale a pena :P
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. eu ja vi este filme, é muito interessante porque as mulheres sempre foram tratadas como um ser inferior e no filme demonstra mesmo isso, e nos dias de hoje ainda se vê muita desiguldade e gostei como esta mulher enfrentou e revoltou-se contra a sua desigualdade...aconselho todos a ver este filme porque no fundo ainda mostra os dias de hoje...bjs fiquem bem

    ResponderEliminar