quarta-feira, 10 de junho de 2009

The Reader


Título em Português: O Leitor
Realizado por: Stephen Daldry
Escrito por: David Hare
Actores: Ralph Fiennes
Kate Winslet
David Kross
Duração: 124 minutos
Ano: 2008
Género: Drama
Site Oficial: The Reader

Hanna é uma mulher na casa dos quarenta que um dia ajuda um rapaz de quinze anos. Meses depois de estar recuperado da escarlatina, o jovem volta á casa da mulher que o ajudou naquele dia e lê-lhe um livro. É assim que começa o romance de Hanna e Michael.
Durante o verão, tornam-se amigos e amantes mas um dia ao voltar para a casa dela, já não a encontra mais. Sem saber o que fazer, Michael tenta esquecê-la.
As lembranças voltam quando Michael, durante uma sessão de julgamento (onde ele está estudando advocacia), reencontra Hanna e fica a saber que ela é um antiga guarda das SS, responsável por mandar matar centenas de pessoas. A sua única hipótese de salvação está em dizer que ela era analfabeta e por isso não podia assinar nenhum pedido de execução mas para que tal aconteça, precisa revelar ao mundo todo o seu romance.

Como seria de esperar, o desempenho de Kate valeu-lhe o Óscar de melhor actriz.
Surpreendentemente o jovem David Kross tem um desempenho interessante tendo em conta a sua ainda curta carreira cinematográfica.
Ralph Fiennes resume-se a um pequeno papel de contador da história.


Pontuação para este filme:

3 comentários:

  1. Querida Ana S.:
    Um filme a não perder. Com uma classificação tua de 9/10 tem de ser visto. De resto a trama é aliciante, e gosto muito de Kate Winslet.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Como referi na minha última crítica:

    "The Reader revela-nos algo de significantemente diferente de outros filmes sobre os horrores da II Guerra Mundial: um olhar não só sobre os Judeus, mas também sobre os próprios alemães como vítimas do Holocausto e a interpretação do Nazismo mais como um produto de explicável ignorância do que de inexplicável malvadez. Ao mesmo tempo, reina permanentemente uma sensação de ambiguidade que torna a fita um manifesto brutal e honesto sobre o significado do amor e as suas pressuposições. Trata-se, sem dúvida, de um imaculado e esplêndido drama com uma mensagem central sobre o perdão e, acima de tudo, a humanidade. O fantástico elenco acaba por ser também uma mais valia, nomeadamente Kate Winstlet com um desempenho perturbador e desconcertante. Óscar inteiramente justo." (8,5/10)

    Participa na sondagem "Melhor James Bond com Peter Sellers, George Lazenby, Timothy Dalton e Daniel Craig” até ao dia 15 de Julho 2009, em http://additionalcamera.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  3. Oi Ana!
    Conheci seu outro blog hoje, interessantíssimo. Aliás, posso colocar os dois nos meus links preferidos?

    Gostei do O Leitor, mas acho que foi apenas um bom filme, nada de tão espetacular como falaram. Espetacular mesmo são as atuações do casal principal, principalmente de Kate Winslet.

    Uma boa semana para ti.

    Bjo,
    André C.

    ResponderEliminar

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!