quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Zuzu Angel

Dirigido por: Sérgio Resende
Escrito por: Sérgio Resende e Marcos Bernstein
Actores: Patrícia Pillar
Daniel de Oliveira
Leandra Leal
Duração: 100 minutos.
Ano: 2006
Site oficial: Zuzu Angel

Zuzu Angel foi o primeiro filme que vi em 2007 e um dos poucos em “português do Brasil” que já vi em toda a minha vida. Baseado em factos reais.
Zuzu (diminutivo de Zuleika), é uma estilista brasileira que no apogeu da sua carreira, vê a vida do avesso por causa do desaparecimento do filho Stuart, um estudante revoltado contra a opressão do regime.
Após algum tempo sem notícias do seu paradeiro, Zuzu recebe um telefonema anónimo dizendo que o filho foi preso. Inicia-se assim, uma procura desesperada por um corpo que nunca virá a ser encontrado.
Sendo estilista, usou a sua inspiração e originalidade para fazer estampas com pássaros engaiolados, motivos bélicos e manchas vermelhas denunciando o drama e horror que um governo opressor infringiu em todos os que não partilhavam dos mesmos ideais. Foi aos Estados Unidos onde contou com o apoio de vários famosos como Liza Minelli, Kim Novak e Joan Crawford mas a ajuda necessária nunca chegou.
Zuzu foi uma das grandes mulheres que existiu e embora não seja tão conhecida assim deste lado do atlântico, o filme é um bom motivo para mostrar a luta de uma mãe que reclamava apenas o direito de saber do paradeiro de um filho.
Mas por vezes as palavras não são mais fortes que as armas.
Pontuação para este filme:

2 comentários:

  1. Ana,

    Parece ser um filme interessante, sinceramente não conhecia este titulo, mas também tenho andado algo ocupado e com a excepção das novidades mais sonantes não tenho prestado muita atenção ao mundo cinematográfico, no entanto acredito que seja um filme com alguma qualidade, apenas por uma razão: mereceu entrar na galeria do Let´s Look.
    Fica bem, e bons filmes...

    ResponderEliminar
  2. Ana S.
    Não conhecia a figura de Zuzu Angel e o filme paraece-me muito interessante. Ao ler lembrei-me da Passionara. Um filme para ver pela magnífica história que narra. A ditadura, a censura e as formas de lhe fazer frente. Beijo

    ResponderEliminar

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!