segunda-feira, 15 de maio de 2006

Resident Evil: Apocalypse

Titulo em Português: Resident Evil: O Apocalipse
Director: Alexander Witt
Escritor Por: Paul W. S. Anderson
Actores:
Milla Jovovich - Alice
Sienna Guillory – Jill Valentine
Oded Fehr – Carlos
Duração: 94 minutos.
Ano: 2004
Site Oficial: Resident Evil2

Resident Evil 2 (ou Resident Evil: Apocalypse) é a segunda parte do filme homónimo de 2002. Para entender completamente a segunda parte, é preciso ter visto a primeira.
No primeiro filme, um grupo de cientistas vive numa “colmeia”, ou seja, uma empresa secreta subterrânea. O objectivo é criar um virus chamado simplesmente de “T”. Um belo dia, acontece um acidente e todos os cientistas morrem por gás e afogamento porque a colmeia tem um mecanismo de auto-destruição caso haja algum problema. É nessa altura que os guardiões que vivem à superficie, descem para descobrir o que correu mal. À medida que avançam, começam a perceber que nem tudo é o que parece. Os tais cientistas, afinal não morreram mas sim, transformaram-se em zombies e matam quem atravessar á sua frente.




Resident Evil 2 é a continuação do filme. Os zombies espalharam-se por toda a cidade e mais ninguém consegue detê-los. As pessoas são evacuadas da cidade enquanto a peste nao aumenta mas as coisas ficam fora de controle e os portões de saída fecham-se. A única solução possível é exterminar tudo e todos lançando uma bomba atómica... e a contagem decrescente começa.
Enquanto os “big bosses” estão livres de qualquer perigo, existe ainda um pequeno grupo de militares, guardiões da colmeia que lutam para salvar as pessoas e até mesmo as próprias vidas. No meio de tudo isto, a filha de um cientista (que nao é zombie para variar), fica presa na cidade durante a evacuação e ele trata de negociar a maneira de sair da cidade se lhe trouxerem a filha sã e salva.
Entre lutas para sobreviver a dentadas, cachorros assassinos e um zombie do mais alto nível que resiste a balas, a mocinha do filme (Mila Jovovich) percebe que o amor da vida dela é tambem um homem que sofreu mutações genéticas (compreendo perfeitamente ela nao ter reparado antes porque o tadinho estava irreconhecível).
Pontos positivos: Apesar de ser um filme baseado num jogo de computador, os efeitos especiais não são exagerados. As lutas são simples e qualquer coisa que os actores fazem, podem ser feitos facilmente por qualquer pessoa.
Pontos Negativos: Se os zombies já estão mortos como podem morrer com um simples tiro?
Apesar de nao ser um filme memorável, a razão para tê-lo escolhido na inauguração do blog, é porque fez-me pensar.
Todos os dias são feitas milhões de experiências em ratos, porcos e toda a espécie de animais e até mesmo em humanos. Mas e se as coisas nao correm bem? Quando alguém morre ao testar um novo medicamento, a culpa é certamente da cobaia porque nao tomou as devidas precauções ou porque era alérgica e não sabia.

Pontuaçao para este filme:

8 comentários:

  1. Vi o filme na televisão. Embora não faça o meu género de filme tenho a opinião que é um filme bem conseguido, que prende o espectador a cadeira. O suspense está sempre presente embora já se saiba o fim que é previsivel. Concordo com a nota dada. Dou as boas vindas a este blog, já que sou o primeiro a comentar, esperando que este projecto tenha muito sucesso. Desejo à sua dona boas criticas e bom cinema. Parabéns. Um beijinho e até já.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana S. não vi o filme mas gosto desta tua crítica despretenciosa, que para além de descrever o argumento, dá a imagem da mensagem... A fuga de virus em laboratório talvez não seja só ficção científica... Beijo

    ResponderEliminar
  3. não vi, também não é um estilo de filme que veja.
    Mas não deixo de dar os parabéns pela ideia, pela forma e pelo conteúdo.

    Ficarei atento .....

    ResponderEliminar
  4. adorei ver aqui a minha deusa Mila Jovovich... ups quer dizer adorei este teu novo blog...(que engraxador lol)... gostei muito tb de ver os 2 Resident Evil pq aprecio mt o género ficção cientifica... e dão q pensar estes filmes... que horrores irão no futuro ser criados com a manipulação genética que já se começa a fazer, haverá controlo sem dúvida, mas as grandes empresas saberão contornar esses obstáculos na mira de lucros fabulosos não se irão deter perante qquer objecção ética ou deontológica e contarão com a colaboração tb de mtos cientistas q pelo reconhecimento público estarão dispostos a experimentar e derrubar todas as barreiras sem escrupúlos...

    ResponderEliminar
  5. daqui a dias tens o teu programa de Tv ;)

    ResponderEliminar
  6. Miga. Que bela critica de cinema. Estás contratada ara trabalhar em Hollywood!
    Gostei do começo. Já vi esse filme mas sinceramente não fiquei muito frascinada, pois não é do tipo de filmes que goste, mas achei muito interessante a tua última frase. Beijos

    ResponderEliminar
  7. Não é o meu forte, mas achei muito inovador num 2 em 1, ou seja dois temas bem fortes.
    Felicidades para este novo empreendimento na escrita.
    Bjnhs
    ZezinhoMota

    ResponderEliminar
  8. Minha cara Ana, digo lhe q a descrição deles não são como meramente mortos, mas sim como MORTOS-VIVOS, ou seja suas funções orgânicas foram destruidas a partir da disseminação do virus ( O QUE SIGNIFICA REPLICAÇÃO VIRAL) perdendo-se a função normal do organismo, ou seja vc não comanda mais seu corpo o virus q o controla dai a denominação MORTO-VIVO, esse filme é uma ficção, mas como todo filme de ficção cientifica aborda termos que abrange a area da ciência........Tendo uma boa noção sobre anatomia e funções orgânicas em condições normais e patologicas vc compreenderia o filme.... o filme nos remete a algo mais cruel do q meros teste......Nos remete a preocupação com desenvolvimento de ARMAS BIOLOGICAS....E a proposito ATE MSM O MEDICAMENTO PRA SUA DOR DE KBEÇA OU COLICA FOI FEITO A PARTIR DE (COBAIAS), TESTES EM ANIMAIS(RATOS PQ SEU METABOLISMO É SEMELHANTE AO DOS HUMANOS) E DEPOIS OS TESTES SÃO EM HUMANOS PARA SE AVALIAR SE O MEDICAMENTO PODERÁ OU NÃO SER UTILIZADO E ENTÃO ELE É PRODUZIDO E ESTA A SUA DISPOSIÇÃO PARA CONSUMI-LO.........nÃO CRITIQUE POIS VC USUFRUI DISSO....
    BEIJOSSSSSSSS

    ResponderEliminar