quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Bood Diamond

Titulo em Português: Diamante de Sangue
Dirigido por: Edward Zwick
Escrito por: Charles Leavitt
Actores: Djimon Hounsou
Leonardo di Caprio
Jennifer Connelly
Duração: 143minutos.
Ano: 2006
Site oficial: Blood Diamond

Este filme está nomeado para os Óscares mas não é fácil de se ver porque contêm sangue e tiros até dizer chega.

Ao contrário do que diz a ficha técnica, Leonardo di Caprio não é o actor principal mas sim Djimon Hounsou (por motivos óbvios um nome famoso chama mais a atenção).
A história é a seguinte: um grupo de guerrilheiros entra nas aldeias matando quem aparecer á frente e os sobreviventes são usados para procurar diamantes e lutar.
É numa dessas aldeias que está Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um pai com mulher e três filhos que subitamente é forçado a separar-se de quem ama e enviado para o trabalho duro. O filho mais velho é tirado dos braços da mãe e obrigado a juntar-se aos “soldados” onde acaba aprendendo a matar, beber, fumar e drogar-se. A mãe e os restantes filhos, são mandados mais tarde para um campo de refugiados.
Enquanto procuram os famosos diamantes num rio, Vandy encontra um cor-de-rosa enorme e decide esconde-lo. O problema é que foi visto fazendo isso mas os garimpeiros começam a ser atacados por soldados e os sobreviventes vão parar á cadeia. É ai que entra Danny Archer (Leonardo di Caprio), um dos famosos contrabandistas da zona que ajuda Solomon a sair mas em troca quer o diamante rosa. Ele combina que dará a pedra preciosa quando tiver a família de volta.
Maddy, uma jornalista que está na Serra Leoa para testemunhar o que se esconde por detrás de cada diamante, encontra Archer e juntos acabam formando uma parceria para ajudar a reunir uma família e denunciar os ricos e poderosos que escondem-se debaixo da mascara de “paz e amor” enquanto tantos sofrem.

O filme é um apelo para que o mundo não se esqueça que ainda existem 200 mil crianças soldados em Africa lutando para não morrer. O sangue derramado para que a senhoras ricas tenham colares de diamantes maravilhosos continua a jorrar todos os dias e toda a dor e traumas continuarão a existir até que algum dia as vidas valham mais que as pedras.

Pontuação para este filme:

3 comentários:

  1. Ana S:
    Por todas as razões este será mais um filme que não vou perder. Oportunidade de ver África e lembrar do que se passa neste continente tão rico em que os seus filhos sofrem pela cobiça dos poderosos "senhores" do Ocidente.
    Gostei do trailler.
    Não gosto de diamantes.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Mais um filme de denúncia. Agitador de consciências (para quem a tem, necessariamente).
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Bem,este filme é chocante. O Leonardo Dicaprio no seu melhor. Gostei, mas doeu. beijos

    ResponderEliminar

Feliz ano novo!

Desejo um feliz ano novo, cheio de bons filmes para todos!