terça-feira, 12 de maio de 2026

Apex (2026)

apex com charlize theron e Taron Egerton


6.0/ 10
Apex (2026)
Vale a pena ver? Sim, se gostares dos atores principais. 
Titulo em Português: Predador Dominante.
Realizador: Baltasar Kormákur
Atores: Charlize Theron, Taron Egerton, Eric Bana
Duração: 1h 35m
Ano: 2026
Género: Ação/Thriller
Classificação: R

Sinopse: Sasha (Charlize Theron) e o namorado Tommy (Eric Bana) são atingidos por uma avalanche durante uma escalada na Noruega. Ele morre. A vida segue e meses depois, já na Austrália, ela continua a querer arriscar a vida. O que começa como uma simples viagem, transforma-se numa caça de gato e rato quando cruza o caminho com Ben (Taron Egerton).

Se gostas de ver a Charlize Theron em modo "sobrevivente durona", o filme Apex, lançado na Netflix em abril de 2026, é o ideal mas a crítica especializada e o público ficaram bem divididos. E eu também!

A cena inicial na Noruega (Troll Wall) é a parte mais interessante do filme. Sasha e o namorado adoram desafios radicais e ficarem pendurados durante a noite numa tenda, é o prato do dia. Vá, mais ela do que ele porque já começa a ficar cansado de arriscar a vida a troco de nada. A desgraça acontece e num momento decisivo, Sasha corta a corta que segurava o amado.  

Assim que a ação muda para a Austrália, o filme cai em clichês de "caça humana" e aí percebemos a discrepância entre as atuações dos atores principais. Enquanto a atuação do Taron Egerton ficou exagerada através de tiques, risadinhas e explosões de fúria, a falta de emoções da Charlize Theron fez com que a sua personagem não criasse empatia no público.

Fica um duelo estranho de se assistir: de um lado, um vilão que não cala a boca e quer ser o centro das atenções (Taron); do outro, uma heroína que parece estar fazendo a check-list de tarefas para ir embora daquela situação (Charlize). No fim, parece que eles estão em dois filmes diferentes que foram editados juntos.

Gostei: Visualmente, o filme é impecável. 

Não gostei: Charlize parece que esqueceu-se de mostrar emoções e quis só provar que com 50 anos, ainda consegue fazer cenas fisicamente exigentes.

Pontuação: 6/10

7 comentários:

Portuguesinha disse...

Interessante a tua opinião. Não vi, ainda não posso dar a minha. Quando vir dou. Mas pela tua descrição pondero se no "script" não estava escrito que a personagem dela ficava "parada" a engolir qualquer coisa dita pelo parceiro devido ao TRAUMA de ter sido responsável pela morte do anterior.

Ana disse...

Não é esse o problema. Que ela reaja e lute para sobreviver é completamente normal, o que não é normal no filme é a falta de emoções dela.

Portuguesinha disse...

Estou a ver o filme. Acho que é muito parado e demora demasiado tempo a mostrar as partes que outros diretores teriam reduzido a pouco tempo de filmagem. Não é necessário, depois daquela introdução na montanha - mostrá-la tanto no caiaque. Ela acorda, dorme, acorda, dorme no meio da natureza... e isto sem qualquer banda sonora que suporte a "aventura". Depois encontra o homem "simpático" que a mandou para o trilho onde ela na véspera foi roubada dos meios de defesa e comunicação que tinha disponíveis e, claro, ele deve ser o assassino que transforma todas as pessoas em Big Jerkey.

Agora vou ver o resto, ehehe. Depois digo o que acho.

Portuguesinha disse...

Olha isto vai parecer um comentário live mas agora estou na parte em que ela sobe uma gruta e chega à superfície e o realizador decide que é giro demorar-se pelo cenário. Eu acho que é estúpido da parte dela aceitar carregar uma mochila dada pelo assassino, que contém uma lata de spray pimenta, binóculos, água... enfim. Se ele já matou tantos e a encontra sempre parece-me obvio que ele meteu um tracker nas coisas que ela carrega. Para fugir dele ela devia reduzir o que possui a coisas que possa ter a certeza não serem um transmissor de localização. Está na selva , cai ribanceiras a baixo, faz metros em cascatas de água, farta-se de fugir e sempre ele está lá. E depois dele a seguir e ficar mesmo acima dela que se esconde numa rocha, vai tomar banho e armar-se em Tarzan, só para ela ter uma oportunidade de tentar o assaltar. Mas pergunto-me para quê... se já teve tudo o que lhe ia tirar e ele a encontrou.

Depois ele caça-a e como em todos os filmes o assassino não lhe espeta logo com uma flecha acabando com ela. Ainda tem outros planos. Fica ali a dialogar, a brincar... a dar-lhe lições de moral e a "adivinhar" como foi a vida da vítima... Enfim. Filmes americanos.

Bom, vamos ver como isto termina. Em relação às emoções dela, não sei. acho que ela é suposto ser fria mesmo. Já era um pouco na montanha com o parceiro de modo que ficou totalmente egoísta, fria, indiferente. Podia ser ela a assassina.

Portuguesinha disse...

Acho que o plot tem erros que se deviam evitar. A heroína, por exemplo, não ganha a nossa simpatia por nada que tenha feito. Então quando começa a sofrer não estamos a torcer para que ela se safe.

O filme também tem demasiada água. A cada minuto os personagens estão num rio ou numa canoa. É cena demais em canoa. Nem o filme que vi recentemente que era o Rio Selvagem - com a grande Meryl, e se passa sempre em jangada e em rio - me pareceu ter tanta cena em água eheh.

Acho que este filme ve-se, mas não prende muito a atenção. Não é uma obra de arte.

Ana disse...

ehehe então concordamos que a heroina não causa empatia mesmo!
Não é um filme que fique para a memória. Parece-me mais uma tentativa da Charlize em provar que tem 50 anos mas está muito bem fisicamente. Bom pra ela!

Portuguesinha disse...

Acho que ela deve ter mudado de agente... Porque os filmes que tem feito nos últimos anos não tem causado qualquer impacto. Antes fez filmes que a audiência recorda: Foi "o monstro", foi uma mulher que tomou um veneno que a transformou no ser mais inteligente do universo, enfim: Mostrou que tem talento. Porém ultimamente parece atriz de classe B - de filmes pastilha elástica. Ela também fez um dos últimos Jurassic Park e aquilo não tem ponta por onde se pegue. Até o final deste filme mete água... Termina com ela a olhar o oceano... Tem demasiada água, o filme. E uma pessoa acaba por achar o assassino mais fascinante. Parte da culpa do fracasso está no diretor. As pessoas raramente entendem que uma atuação fascinante está diretamente associada com os PLANOS que um diretor escolhe para mostrar as emoções e situações da personagem.

Diz-me o que achaste destes filmes quando os vires: "ready or Not 2" - mais fraco mas ainda assim superior, The Drama - que é muito original no formato de apresentar a história, Hail Mary, só porque adorei o Rocky e o filme Send Help.

Cumprimentos cinéfilos ;)