quarta-feira, 18 de julho de 2007

300

Titulo em Português: 300
Dirigido por: Zack Snyder
Escrito por: Zack Snyder e Kurt Johnstad
Actores: Gerard Butler
Lena Headey
Dominic West
Duração: 117 minutos.
Ano: 2006
Site Oficial: 300
Género: Acção/Drama/História

Porque raio um filme vai chamar-se 300? Esta era a minha dúvida inicial.
A princípio pensei que era mais um épico com muito sangue, efeitos especiais e lutas intermináveis…e até é! Mas a diferença entre este e todos os outros do mesmo género, é ter um rei bastante convincente (Gerard Butler) que conduz os seus soldados para uma batalha que à partida parecia perdida. Foi aí que descobri o motivo para o número: 300, é a quantidade de soldados que Leónidas reúne para derrotar os milhares de persas que tentam conquistar Esparta.
Sim, é um filme violento mas não deixa de ser curioso ver a estratégia usada para tentar fintar todo um exército superior em diversos pontos.
Se por um lado, as coisas não estavam fáceis no campo de batalha, a rainha tentava lutar de todas as formas possíveis (todas mesmo!) para conseguir enviar mais soldados para ajudar o marido.
Quem conhece um pouco de historia sabe do desfecho deste filme mas vale sempre a pena ver tantos homens bons sem camisa e com músculos tão bem definidos! Ai foi um tempinho bem passado!

Curiosidades:
O filme foi feito em apenas 60 dias.

Devido ao filme contar com inúmeras cenas de homens com tronco nu, foram necessárias seis semanas de treinos rigorosos para ficarem bem tonificados.

“Volta com o teu escudo, ou em cima dele” era a frase usada pelas mulheres de Esparta que simbolizava o desejo de que os soldados regressassem vivos ou mortos (o escudo era usado para transportá-los).

Pontuação para este filme (de 0 a 10):

4 comentários:

  1. Querida Ana S.:
    Muito embora se pense que Atenas foi a mãe da Democracia, Esparta esteve entre as primeiras cidades gregas a criar um governo constitucional, onde todo cidadão era igual diante da lei. As meninas espartanas ao contrário das atenienses podiam sair de casa e participar em jogos. Os meninos desde os 7 anos iam para escola em regime de internato onde a preparação física era importantíssima. Os seus exércitos na Grécia eram considerados libertadores comparados à ambição de Atenas.
    Na verdade foram os valentes combatentes do desfiladeiro das Termópilas que salvaram a civilização ocidental... Foram eles que impediram a invasão da Europa pelos persas.
    Não admira pois que os actores tivessem que treinar 6 semanas...
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Bom treinar era mesmo com eles nada mais faziam mesmo, nessa arte que já nao é mais nos dias de hoje lutar, gosto de ver tirando a violência clero, hoje é mesmo só ha bomba...lol

    Bjca minha querida...

    ResponderEliminar
  3. Excelente filme, excelente banda sonora e excelente adaptação da banda desenhada de Frank Miller.
    A música de Tyler Bate com a voz de Azam Ali transporta-nos e faz voar para outras épocas.

    : )

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Ana. Apesar das tuas belas palavras sobre os troncos nús, acho que poderias ter falado mais sobre o actor Rodrigo Santoro, porque mesmo ele sendo brasileiro, para um homem que fala a lingua portuguesa, ele fez muito bem o seu papel de vilão.
    O filme apesar de muito sangrento, não deixa de expressar muito bem, a grande vontade do rei de defender o seu País e seu povo. Beijinhos

    ResponderEliminar